Foto:Pedro Piegas (Arquivo/Diário)
No ano que marca a 40ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o número de inscrições de trabalhos bateu um novo recorde. São 7.292 trabalhos inscritos no total, um acréscimo de mais de mil trabalhos, em relação aos 6.013 da edição anterior.
O evento ocorrerá de 3 a 7 de novembro, no Centro de Convenções, nos prédios 74A, B e C (CCSH), no prédio 44 (CCR) e no prédio 61H (Incubadora Pulsar/InovaTec), todos no campus sede em Santa Maria. A iniciativa tem por objetivo estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação, promover a troca de experiências, divulgar trabalhos de ensino, pesquisa, inovação e extensão, e assegurar o reconhecimento institucional dessas ações.
Todos os subeventos registraram aumento na comparação com 2024. Neste ano ainda haverá a 7ª edição da JAI Jovem (subevento cancelado ano passado em função das enchentes), voltada para alunos de Ensino Médio de escolas externas à UFSM. A inscrição de escolas já se encerrou, mas ainda não foi aberto prazo para envio de trabalhos.
Em função da alta demanda de trabalhos a serem apresentados, a 7ª JAI Jovem ocorrerá no dia 31 de outubro, sexta-feira que antecede a semana da JAI na UFSM.
Visibilidade
O evento também contará com conferências, oficinas, workshops e eventos satélites organizados por centros de ensino, grupos de pesquisa, laboratórios e demais setores da universidade.
Para Leandro Souza da Silva, um dos organizadores da JAI e coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o aumento no número de trabalhos é resultado de vários fatores que atuam em conjunto para dar mais visibilidade ao evento na comunidade acadêmica. Um deles é a institucionalização da campanha da JAI, na qual a Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) da UFSM trabalhou com a modernização da identidade visual da JAI e, anualmente, prepara toda as peças da campanha para divulgação em função do tema geral do evento, bem como faz a cobertura de todas as atividades desenvolvidas durante a JAI.
Outro fator importante, segundo ele, é que a JAI é um evento gratuito e faz parte do calendário acadêmico, com suspensão das atividades letivas. A inserção das Atividades Complementares de Graduação (ACGs) nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação permite, em muitos casos, que estas atividades na JAI possam contar créditos, o que tornou o evento mais atrativo aos estudantes. O evento também conta com várias ações paralelas às apresentações dos trabalhos, o que permite mais envolvimento dos estudantes durante a semana da jornada.